Evoluindo os cinco sentidos.

A meditação é sempre importante na vida das pessoas, ela que acalma é dá compreensão das coisas. Poucas pessoas têm paciência de ficar sentando e ficar meditando. A meditação pode ser feita em geral não só sentada, mas pode ser feita até caminhando pela rua. Diferentes formas de meditar existem no mundo e que podem ajudar a maioria das pessoas. A forma mais conhecida é sentado em posição de lótus e observando a respiração. Não importa a forma que você faz, o importante é não dormi na hora que você esta meditando, porque quando você dorme toda a energia adquirida é perdida. Na meditação você pode clarear sua mente, ter insight ou melhorar suas atitudes. Você pode visualizar divindades ou uma grande energia do universo dentro do seu corpo. Cada prática de meditação tem um alto ganho de energia.

Como primeira prática para evoluir os cinco sentidos, podemos fazer a da visualização, que faz com que a sua memória fique mais nítida. Para começar você pode sentar em forma de meditação (posição de lótus, semi-lótus, simples com as pernas cruzadas, ou sentado em uma cadeira). Coloque um objeto a sua frente, um desenho ou pintura. Vou sugerir que você, nas primeiras vezes, visualize a palavra “A” em tibetano, por ser uma das práticas do Yoga Tibetano dos Sonhos, mas você pode visualizar com qualquer objeto, como uma caneta, uma estátua média, um desenho etc.


Você deve olhar fixamente para essa imagem durante 1 minuto, fechar os olhos e imaginar na sua mente essa imagem nitidamente, o máximo que puder. Tente visualizar por 30 segundos em sua mente, não pense em outra coisa, concentre-se na imagem, se você esquecer ou a imagem sair de sua mente, abra os olhos e novamente olhe para essa imagem fixamente. Faça esse exercício até a imagem ficar nítida em sua mente por aproximadamente 15 minutos ou mais. Isso vai aumentar sua memória.


Esse próximo exercício é para a audição. Você deve ficar em um lugar tranqüilo, sem muito barulho. Fique na posição de meditação que ache melhor e confortável. Poderá ficar sentando se preferir. Feche os olhos e tente não pensar em nada. Tente ouvir com os ouvidos os mínimos ruídos em sua volta. Apenas ouça pequenos ruídos, não deixe pensamentos te desviar de seu objetivo. Isso vai aumentar o seu poder de audição, para ouvir todas os ruídos distantes em um ambiente fechado.

Esse outro exercício põe em prática o seu faro. Você pode sentar normalmente, como achar melhor, fique confortavelmente. Feche os olhos, e inspire suavemente, e expire com suas narinas. Agora tente se concentrar no cheiro a sua volta, o cheiro mais distante possível. Não tente se concentrar em cheiros fortes, como perfumes ou algo do tipo. Seu objetivo nesse exercício é melhorar o faro. Tente pegar um objeto e cheirá-lo suavemente. Tente se concentrar sempre no cheiro do objeto.

Agora você praticará o exercício do tato. Esse exercício é muito bom para sentir as coisas, ter um tato melhorado. O interessante desse exercício é que pode ajudar cegos a sentir mais as coisas, até mesmo ler livros. Bem, para começar, pegue uma folha de papel lisa, como uma folha de papel ofício para praticar. Coloque a folha em uma mesa, feche os olhos, e passe suavemente a sua mãe na folha. Sinta a textura dela em suas mãos. Tente não pensar em nada, apenas sinta a folha. Agora para melhorar o tato, passe um giz de cera na folha de papel, ou uma caneta se preferir. Faça um circulo grande na folha, rabisque um pouco dentro do circulo. Em seguida, tente diferenciar a textura da parte rabiscada com a não rabiscada. Você pode tentar fazer esse exercício primeiramente com os olhos abertos, depois tente com os olhos fechados. Tente variar um pouco de textura os rabiscados. Varie um pouco o exercício com tamanhos diferentes, também com diferentes desenhos. Quando sentir melhor as texturas, passe por sentir letras em livros ou jornais, sempre com os olhos fechados.


Por último o exercício do paladar. Esse exercício é simples de se fazer. Quando for fazer uma refeição, concentre-se no sabor do alimento. Tente não ter pensamentos na hora. Pense no sabor do alimento, se é gostoso ou ruim. Tenha sempre em mente o sabor do alimento quando for praticar esse exercício.

Bem, quanto mais você pratica esse exercício, mais será os bons resultados que obterá. Não pratique esse exercício ao extremo. Tenha a mente relaxada, não utilize da resistência para praticar esses exercícios. A serenidade é a melhor forma de melhorar a espitiritualidade.


Namastê
Shalom/Shalam
Tashi Delek

Meu Amigo de Khalil Gibran

Uma das poesias que mais gosto de Gibran Khalil Gibran. Ele para mim foi um dos melhores poetas e filósofos que já viveu nesse mundo.

Meu Amigo, não sou o que pareço. O que pareço é apenas uma vestimenta cuidadosamente tecida, que me protege de tuas perguntas e te protege da minha negligência.
Meu Amigo, o Eu em mim mora na casa do silêncio, e lá dentro permanecerá para sempre, despercebido, inalcançável.
Não queria que acreditasses no que digo nem confiasses no que faço – pois minhas palavras são teus próprios pensamentos em articulação e meus feitos, tuas próprias esperanças em ação.
Quando dizes: “O vento sopra do leste”, eu digo: “Sim, sopra mesmo do leste”, pois não queria que soubesses que minha mente não mora no vento, mas no mar.
Não podes compreender meus pensamentos, filhos do mar, nem eu gostaria que compreendesses. Gostaria de estar sozinho no mar.
Quando é dia contigo, meu Amigo, é noite comigo. Contudo, mesmo assim falo do meio-dia que dança sobre os montes e da sombra de púrpura que se insinua através do vale: porque não podes ouvir as canções de minhas trevas nem ver minhas asas batendo contra as estrelas – e eu prefiro que não ouças nem vejas. Gostaria de ficar a sós com a noite.
Quando ascendes a teu Céu, eu desço ao meu Inferno – mesmo então chamas-me através do abismo intransponível, “Meu Amigo, Meu Companheiro, Meu Camarada”, e eu te respondo: “Meu Amigo, Meu Companheiro, Meu Camarada” – porque não gostaria que visses meu Inferno. A chama queimaria teus olhos, e a fumaça encheria tuas narinas. E amo demais meu Inferno para querer que o visites. Prefiro ficar sozinho no Inferno.
Amas a Verdade, e a Beleza, e a Retidão. E eu, por tua causa, digo que é bom e decente amar essas coisas. Mas, no meu coração rio-me de teu amor. Mas não gostaria que visses meu riso. Gostaria de rir sozinho.
Meu Amigo, tu és bom e cauteloso e sábio. Tu és perfeito – e eu também, falo contigo sábia e cautelosamente. E, entretanto, sou louco. Porém mascaro minha loucura. Prefiro ser louco sozinho:
Meu Amigo, tu não és meu Amigo, mas como te farei compreender? Meu caminho não é o teu caminho. Contudo juntos marchamos, de mãos dadas.
(Excertos de “O Louco”)

Karma

Yama, o Dêmonio da morte segurando a roda da vida



Carma ou Karma(do sânscrito कर्म), de acordo com escrituras Vedas é a ação ou reação que move esse mundo. É o conceito de lei universal, que se acredita que todos que fazem uma ação tem uma reação no universo. Na física isso se explica como: Para toda ação no Universo tem uma reação. Muitos Hindus acreditam que o Karma é de ações passadas ou até mesmo de vidas presentes. Na cultura Hindu (Sanatana Dharma) os seres vivem um ciclo de vida muito grande, chamado de Samsara, e com esse ciclo varias encarnação, dependendo do estado do ser ele pode ir para uma vida mais elevada que a anterior, ou se juntar ao Absoluto/Deus, que alguns chamam de iluminação. Existem muitos mundos no universo, bons, malignos, divinos, etc. E o ser pode ir para um desses lugares. O Karma esta presente em religiões como o Hinduísmo, Budismo, Jainismo, Espiritismo e algumas culturas de Nova Era e Teosofia. Até os egípcios acreditavam na evolução espiritual através de práticas mágicas e rituais para os Neteru (Neteru não tem tradução precisa, os egípcios acreditavam que esses eram divindades representantes do criador Atum. Os Neteru são conhecidos popularmente como deuses egípcios). Muitos templos no Egito eram para estudos e desenvolvimento espirituais, para se conseguir uma evolução na vida. Muitas culturas e até mesmo os físicos descrevem o Karma pela sua lógica de ser.

É interessante ressaltar que de certa forma o Karma pode ser visto em nossas vidas, se fazemos coisas boas ou coisas más. Todo ser humano tem livre arbítrio para escolher sua vida, e sofrer as conseqüências dela. Eu estive observando os Karmas nas pessoas, não pelas ações diretas, e sim pelas reações do que elas fazem, como ignorar algumas coisas, e achar que mundo é só feito para elas, não terem respeito pelos seus semelhantes, e algumas pessoas fazem coisas meio sem lógica, por acharem que estão perdendo algo ou por acharem que estão sendo atacado. Todas as pessoas sofrem? Sim e não, isso depende de cada pessoa, nesse muito é inevitável não sofrer, e o sofrimento tem um grande ganho espiritual para que a pessoa tenha uma grande evolução. Sofrimento não se resume apenas em, passar fome, não ter o que vestir ou não ter onde ficar. O sofrimento pode ser visto através da ignorância, egoísmo, preconceito, autopiedade, enfim, de varias maneiras. Algumas vezes tudo isso acontece por causa da pessoa não ter uma visão ampla da realidade em que vive, ignorando os princípios da vida, ou tendo egoísmo por coisas matérias. No mundo existe muito sofrimento, mas não devemos que isso influencie nossa vida cotidiana. Temos escolhas a fazer. E devemos começar a mudar essas escolhas se forem ruins.

Blog

Meu objetivo com esse blog é relatar minhas experiências e meus estudo, para poder compartilhar com as pessoas em geral. Creio que sabedoria é muito importante para todos nós e compartilhar ela é um ato fundamental para se atingir a imortalidade. Nossa vida é muito corrida, poucos de nós vivemos a vida como deveria ser vivida. A nossa sociedade atual obriga-nos a ser como nem queremos. Contudo isso nós tentamos a cada dia ser como a sociedade quer, e esquecemos nossos verdadeiros princípios para sermos melhores. A filosofia, a poesia, a música e arte nós mostra isso. Acredito que a vida seja muito valiosa e desperdiçá-la com qualquer coisa é uma perda de tempo. Devemos sempre aprender com as lições dessa vida, e se der compartilhar as experiências e os conhecimentos com outras pessoas. Ainda não tive uma grande quantidade de experiência da vida, devido por eu ser novo, mas idade em algumas vezes não é importante quanto a maturidade que uma pessoa pode ter. Ainda tenho que aprender muito nesse mundo.
A sabedoria é infinita para todos nós, sempre que podemos devemos aprender e a compreender as coisas, mesmo que sejam mínimas. Os venenos (ignorância, egoísmo, etc.) estão nesse mundo para nós ensinar a viver. Uma pessoa que não tem uma visão ampla das coisas que está em sua volta, não pode compreender a sabedoria eterna que os antigos deixaram. Por isso, peço que olhe os venenos das pessoas e não deixe esses venenos atingirem vocês. Ninguém nesse mundo é perfeito, mas com certeza buscamos a perfeição.

Autor

Eu sou Munekhtew, sou um estudando de ocultismo. Parece meio estranho eu falar que sou um estudante de ocultismo, na realidade, sou um aprendiz das grandes possibilidades da vida. Gosto de entender como as coisas agem neste universo. Tenho um forte interessa pela antiguidade como, cultura, música e civilizações. Creio que temos muita a aprender com antigos povos que habilitaram esse mundo. Gosto de ouvir música clássica erudita, quando estou sem fazer nada ou apenas para ouvir as doces composições da música. Ouço também outros tipos de música, como música barroca e tenho como compositores favoritos: Antonio Lucio Vivaldi, Johann Sebastian Bach, Johann Pachelbel, Arcangelo Corelli. Enfim, música são bem importante na vida, e sempre procuro ouvir antigas composições, como as atuais também, como: Blues, Jazz, Rock, Bossa-Nova, MPB, New Age, e etc. Não importa se você esta ouvindo uma Sinfonia de Beethoven ou um solo de guitarra de Heavy Metal, o importante é a música passa uma mensagem clara e fundamental para você. Como escritores tenho como inspiração: Heinrich Cornelius Agrippa von Nettesheim, que escreveu grandes obras do ocultismo que para mim são muito importantes; Gaius Plinius Secundus, um naturalista romano; François-Marie Arouet, um grande poeta; Aleister Crowley, que para uns é um ser muito despresivel, mas creio ser um grande pensador da vida; John Dee, um matemático, astrônomo, astrólogo e geógrafo e conselheiro da rainha Elizabeth I; Gérard Anaclet Vincent Encausse, médico francês que re-fundou o martinismo, suas obras no ocultismo são muito boas. Enfim, gosto de mais escritores, mas esses foram os principais para mim. Não sei muito classificar autores por obras ou por gênero, sempre procuro ler o que acho interessante no meio de ocultismo,
Gosto também de estudar Psicologia, e ler obras de Carl Gustav Jung que são para mim as melhores. A mente sem dúvida tem muito a ser desvendada. Ainda não sou um acadêmico, mas pretendo me formar em Psicologia. Já pensei em fazer outros cursos, mas sempre penso na Psicologia como sendo o curso que vou me formar. Além da Psicologia, eu gosto muito de estudar a matemática, mas confesso que às vezes ela é se torna extremamente chata para mim. A física também é interessante, estudos de cada coisa a serem explicados. Creio que a Psicologia e a Física estão ligados de certa forma.
Bem, isso só foi um pouco de mim, outras coisas acrescentarei mais adiante.