Rig Veda X: CXXIX - A criação.

As escrituras Vedas são as mais sublimes glórias dos povos Hindus. A palavra Veda significa “sabedoria” em sânscrito. O Rig Veda é a escritura mais antiga dos Vedas, e é considerada muito importante dentre os textos do Sanatana Dharma(Hinduísmo). Um texto retirado do Rig Veda que eu achei muito interessante é sobre a Criação. O texto é realmente muito interessante, e faz a gente pensar mais nas coisas do universo em que vivemos.

Uma analogia de Brahman e Atman, a água tocando na água.


Então não havia era inexistente ou existente: não houve domínio do ar, no céu além dele.
O que o protegia, e onde? E o que deu abrigo? Esteve lá à água, profundidade insondável de água?

A morte não foi, então, nem se há alguma coisa imortal, nenhum sinal estava lá, o divisor do dia e da noite.
Que coisa ofegante respirava por sua própria natureza para além de que era absolutamente nada.

As trevas houve em primeiro lugar escondida na escuridão. Tudo isso era um caos indiscriminado.
Tudo que existia então era nulo e sem forma: pelo grande poder de Calor nasceu esta Unidade.

Posteriormente houve o Desejo no início, Desejo, a semente e o germe primordial do Espírito.
Os Sábios que buscaram com o pensamento de seus corações descobriram o parentesco do existente no inexistente.

Transversalmente sua linha de corte foi estendida, o que foi acima dele, em seguida, abaixo dele?
Havia progenitores, havia forças poderosas, a ação livre de energia até aqui e além.

Quem sabe verdadeiramente, e quem pode aqui declarar que, onde nasceu e de onde vem essa criação?
Os Deuses só vieram depois neste mundo. Quem sabe então de onde ele veio pela primeira vez a existir?

Ele, a origem primeira dessa criação, se formou tudo ou não se formou,
Cujo olho controla este mundo no mais alto dos céus, na verdade, ele sabe disso, ou talvez nem ele saiba.

Rigveda X:129

O que é magia?

Muitas pessoas têm visões distorcidas da magia, acaba por não compreender com sabedoria o que realmente é a magia. Algumas pessoas – se não for a maioria delas – acham que mago é um super homem que tem poderes incalculáveis, que magia é um poder grande que pode fazer mal aos vizinhos chatos, ou ganhar dinheiro na loteria, ou ficar com a mulher amada. Algumas pessoas têm pensamentos tão bizarros que é inacreditável. Esses fatos são comuns nos dias atuais, grande parte deles são na maioria das vezes preconceituosos, alguns acham que o ocultismo é a arte de estudar satanismo e adorar o Diabo como seguidor. A magia é uma forma ampla de conhecimento do que está oculto ou aquilo que a ciência atual ainda não descobriu. A verdadeira magia é que leva a pessoa a divina sabedoria, e o verdadeiro mago é aquele que busca a evolução espiritual. De certa forma a magia esta ligado a muitas coisas e a ciência em geral, mas a diferença da magia é que ela une a fé com a ciência. Na idade média surgiram vários magos extraordinários, que, como muitos, fizeram grandes diferenças nesse mundo. Um cientista e mago em especial foi John Dee, matemático, astrônomo, geógrafo, astrólogo, e particularmente conselheiro da Rainha Elizabeth I da Inglaterra. Ele fez grandes pesquisas na área de matemática e do hermetismo, suas obras no ocultismo são estudas até nós dias de hoje. Outro estudante do ocultismo foi Henrique Cornélio Agrippa von Nettesheim, médico e advogado, que estudou a Cabalá e a ensinou para muitos em sua época, esteve a serviço do imperador Maximiliano I.
Podemos ver grandes buscadores da divina sabedoria nas ciências modernas, a magia é uma grande parte da sabedoria, que para muitos é um fator importante. Ver a magia em sua essência, sem pensamento egoísta ou distorcido, que faz uma grande evolução para a pessoa que tem essa compreensão. A maioria dos rituais que praticamos com fé, esperança e sabedoria ajuda a gente ver o mundo de outra forma, e não como a sociedade quer que vejamos. A cada ritual podemos controlar as energias que circulam nesse mundo, que pode influenciar nossos pensamentos e nossa vida em geral. Muitas ainda nós tempos atuais são praticantes da magia, mas são poucos que praticam a magia da antiguidade ou da renascença.
Bem, ainda temos grandes escritores e pesquisadores que apreciam a verdadeira magia que faz compreender os seres humanos, e pessoas que com suas obras prestigiam os eternos buscadores nesse mundo.

O monoteísmo ético.

O texto é escrito para uma reflexão magnifica:


“Separarem-se, inicialmente, alguns conceitos. Monolatria é o culto a um único deus, embora acreditando-se na existência de outros; isso era comum na Antiguidade, com os deuses de cada tribo, cada clã ou mesmo cada povo. Monoteísmo já é a crença na existência de apenas um deus, não sendo os outros, porventura cultuados, senão falsos deuses. Já o monoteísmo ético é a crença em um deus único, que dita normas de comportamento e exige uma conduta ética por parte de seus seguidores.
Entre os hebreus, Iavé evoluiu de um deus tribal para um deus universal, de um deus de guerra, senhor dos exércitos, para um juiz sereno, consciência social e individual, exigente de justiça social.
Os profetas sociais, Amós e Isaías, foram os grandes responsáveis por esse passo.
Vivendo no século VIII, os profetas sentiam o peso da monarquia sobre o povo, o luxo dos poderosos convivendo com a miséria dos camponeses e criadores, palácios ao lado de palhoças. Utilizando-se de antiga tradição do tempo dos cananitas, a tradição de prever o futuro em nome de uma entidade superior inspiradora, os profetas laçam suas negras profecias sobre os que tratavam tão mal o pobre, pensando apenas em si.
É possível que no seu discurso estivesse presente o grito de liberdade de um povo de criadores, livre pó excelência, agora a obrigações de pagar impostos a um governo que pouco lhe dava em troca. Devia os profetas representar o inconsciente coletivo da nação, inconformada com a perda de campos de pastagens, insatisfeita com a centralização monárquica, desconfiada daquele tempo que exigia tributos.
O povo tinha nostalgia do período tribal: o olhar para o passado sem injustiças sociais, sem opressão, sem impostos para sustentar a nobreza e exercito inúteis acabou se construindo em mensagem para o futuro.
[...]
[...] Isaías diz que Iavé não quer oferendas nem rezas, quer que as pessoas ajam de forma correta, isso é, pratiquem a justiça social.
O que fica dos hebreus não é, portanto, o som da lira de Davi ou o discutível e limitado poder político; não fica também o deus tribal nem o Senhor dos Exércitos. Fica a mensagem por uma sociedade mais justa, utopia sem a qual fica difícil imaginar o sentido das próprias sociedades humanas.”

PINSKY, Jaime. As primeiras civilizações, São Paulo. Atual 1994 p. 90-2

Ciências na vida cotidiana.

A vida sem conhecimento é uma vida jogada fora, e mesma coisa digo da ciência. O que é a ciência para você? A ciência nós ajuda a compreender varias coisas desse universo, a cada dia tem uma grande evolução, pessoas descobrindo mais e mais, e outras aprendendo. Ela que nós mostra soluções, compreensões e faz com que nossas vidas seja mais ampla em relação a doenças e mortes. Os antigos sabiam dessa importância, de se estudar a cada dia mais a natureza, observar as coisas, olhar profundamente a si próprios. Os povos egípcios estudaram constantemente as coisas daquilo que eles não conheciam, muitas vezes superando o inacreditável. O grande arquiteto, médico, mago egípcio Imhotep foi um grande pesquisador das façanhas desse mundo. Ele que arquitetou muitas obras do antigo Egito, e foi consagrado como deus da medicina pelos antigos egípcios. Muitos outros povos como Sumérios, Acadianos, Babilônios, Indianos, Gregos, Romanos e muitos outros povos que também foram pesquisadores da ciência. Se não fosse a grande busca pelo conhecimento, pela grande vontade de descobrir o inexplicável, não teríamos grandes evolução nesse mundo de agora. Foi na cidade de Florença na Itália que se criou a primeira Escola que hoje conhecimentos, lá eles estudaram todo o conhecimento do mundo, cada coisa que foi descoberta e registrado em livros e manuscritos. Essa foi uma das grandes evoluções para o aprendizado como hoje conhecemos, e assim foi se estabelecendo o conhecimento em varias partes do mundo. Nesses tempos modernos grandes descobertas foram registradas, e a cada minuto mais e mais pessoas vão pesquisando e criando varias soluções para cada coisa que existe. A ciência como conhecemos hoje esta muito ampla, e não devemos desprezá-la. A História nós ajuda, a saber, como era o passado como foram as civilizações do mundo antigo, sem ela não saberíamos nada sobre esse mundo. A Física também ajuda a compreender os movimentos, os efeitos, o universo, e é através de cálculos da Matemática que a Física mostra-se ser muito importante. A Geografia também é muito importante, ela que nós mostra as regiões do mundo, a evolução que o planeta teve durante milhões de anos, ela que ajuda os viajantes e navegantes a não se perderem. A Biologia é a ciência que estuda a natureza, o corpo humano, o seres em geral, é também uma das ciências muito importante no mundo, com ela que o médico pode saber das células do corpo do paciente, e muitas outras coisas. A Química, antigamente chamado de Alquimia, é uma forma de compreender os componentes da natureza, e sem dúvida a Química é muito importante na fabricação de remédios, alimentos, e etc. A ciência esta em tudo, e ela que move esse mundo, compreender um pouco de cada ciência, seja ela antiga ou moderna é muito importante, ela que leva a uma verdadeira compreensão da existência da humanidade.

A música, os sons e a importância deles.

A música sem dúvida é muito importante em nossa existência, ela que passa o sentimento do compositor para nossos ouvidos. Seja raiva ou alegria, a música é a divina sabedoria que transmite essa energia gloriosa. Vários cientistas afirmam que a música tem uma importância em nosso corpo. Um fato curioso foi de um médico alternativo japonês chamado de Masaru Emoto, ter descoberto os cristais de água. Ele mostrou que a água recebe influencia, e com essas influencias os cristais podem se transformar. Ele mostrou os cristais recebendo influencia de palavras e imagens, como uma melodia de Beethoven ou recebendo um Obrigado. Os sons nesse mundo podem influencia praticamente a maioria das coisas. Existe diferentes estilo de música no mundo. A maioria é uma forma poética de se expressar para todos. Muitos hindus acreditam que o mantra poderia influenciar a mente para o divino, um ato de evoluir a consciência para um nível mais elevado, e assim adquirir mais conhecimento.
Um outro experimento cientifico atraves do sons foi do biólogo dr Lyall Watson, sobre o som dissolver à matéria. Segundo Watson, um professor de engenharia chamado de Gravraud, sentia náuseas quando trabalhava em seu escritório, ele tinha pensando em desistir de trabalhar naquele escritório, mas teve a idéia de buscar o motivo do que estava causando mal-estar nele. Fazendo muitos testes, ele pensou ser produtos químicos, mas nada encontrou. Daí surgiu um acaso, ele percebeu que seu escritório tinha leves vibrações. Quando seguiu essas leves vibrações para descobrir o que era, ele descobriu que era o ar condicionado que estava no telhado do prédio, e por coincidência o ar condicionado estava virado precisamente para o escritório dele, assim dando a ressonância que causava mal-estar nele. Com essa facinante descoberta, ele, então, resolveu criar um aparelho de infra-som para realizar investigações mais precisas. Com suas investigações ele construiu um apito policial de um metro de comprimento movido a um ar condicionado. O aparelho foi testado pela primeira vez por um técnico, e não pelo Gravraud, no primeiro estrondo do aparelho, o técnico desfaleceu imediatamente, morrendo praticamente instantaneamente. Na autopsia revelou que os órgãos internos dele viraram geléia.
É interessante observar os poderes dos sons nesse mundo, algumas vezes são produtivos e outras vezes são muito perigosos. Nas pesquisas pelos sons encontramos outro cientista que trabalhou de importância neles, seu nome é John Ernst Worrel Keelly. Alguns relatos dizem que ele nunca teve uma educação muito boa, desistiu ainda novo da escola, para ser carpinteiro, mas seu real interesse não era pela carpintaria e sim a física acústica. Ele praticamente surpreendeu dizendo que teria descoberto uma nova fonte de energia, que ele a chamou de “vibrações intermoleculares do éter” O éter é a substancia invisível e universal através de ondas eletromagnéticas. Keelly relatou que estava trabalhando sobre pesquisas de influencias de vibrações do som sobre o ar e água. Ele criou não uma, mas muitas máquinas com esse potencial. Embora superficialmente aceitável que ele tinha criado maquinas movida a ar comprimido, muitos engenheiros questionavam tais teorias. Varias demonstração foram feitas por ele, uma curiosa é sobre a levitação através do som, ele a chamou de “elevação vibracional”, conseguindo erguer um modelo de aeróstato que pesava 3,6 quilos com um simples mecanismo que tinha. Sem dúvida isso era impressionante para qualquer pessoa. E ele ainda afirmava que um aeróstato pesando qualquer tonelada poderia se flutuar no ar.
Bem, essas são uma das poucas afirmações que tem sobre a música, os sons e as importâncias deles na vida. Como eles influenciam ou interagem com todos nesse mundo. Pesquisas sobre sons ou vibrações são feitas todos os dias nesse mundo para se aprender mais com eles.