A Cabala

A Cabala, também conhecida como Kabbalah, Qabbala, cabbala, cabbalah, kabala, kabalah, kabbala, קבלה QBLH, ela é derivada da palavra raiz QBL (Qibel) que significa receber. A Cabala era transmitida oralmente de mestre para discípulo, ela é uma das sabedorias mais complexa e divina dentro do judaísmo. Dentre muitos sistemas de estudos sobre o universo oculto aquele que provavelmente nos oferece grande compreensão para ocidentais é sem dúvida a Cabala. Mas o que é a Cabala para os ouvidos que ouvem? A Cabala é uma filosofia que visa compreender a Deus e o Universo que se manifesta. A grande compreensão que os povos judeus tentavam compreender a verdadeira vontade de Deus fez com eles desenvolvessem a Cabala, que pode ser definida como a doutrina esotérica judia. Em textos cabalísticos nos encontramos palavras de origem hebraica e caldeia e às vezes muito raramente em aramaico. Quando a Cabala chegou para o ocidente levou-se em conta que o número de estudantes semítico dessa doutrina era limitado, então se concluiu trocar os caracteres semíticos para os caracteres romanos, mas sempre mantendo sua característica exata como o da língua original. A sua origem é às vezes muito vaga ou desconhecida, é dito que quando Ezequiel deslumbrou vendo Deus em seu trono no céu, um grupo de judeus misticos ficou fascinado com a imagem em que Ezequiel tinha relatado e levou a busca de descobrir as verdadeiras vontades de Deus. Outra metáfora que se pode relatar sobre a origem da Cabala foi que o neteru Thoth dos egípcios, teria criado ela para melhor compreensão do universo e assim os povos judeus teria adquirido ela. Existem diferentes metáforas para assim melhor explicar a origem da Cabala, ás vezes se torna confuso, mas devemos ressaltar que não precisamos buscar a verdadeira origem dela, e sim a sabedoria e a compreensão que elas nós dá para melhor vivermos. No ocidente a Cabala se difundiu tanto que ela deixou suas raízes do judaísmo para se difundir com o Hermetismo. Pode se classificar também que a Cabala ocidental é a Cabala Hermética, que se deu o nome por causa dos estudos do Hermetismo, tendo um pouco de diferenças da Cabala Judaica, mas essas diferenças são mínimas. A Cabala Hermética teve seu apogeu na Ordem da Aurora Dourado (Golden Dawn) foi muito desenvolvida por seus membros e muito estudada.

Existem muitos tratados sobre a Cabala durante séculos, mas as principais fontes são:

Sefer Yetzirah (ספר יצירה) O Livro da Formação
Zohar (זהר) O livro do Esplendor

Essas duas obras são a grande raiz para a compreensão da Cabala, poderemos estudar mais para frente o que cada livro simbolicamente representa para melhor visão da Cabala.
Nesse post eu fiz um pequeno resumo para que possamos saber sobre o que é a Cabala, quero abordar outras questões em outros tópicos para melhor entendimento. Para todos que gostariam de se aprofundar mais, quero dizer que busquem também em livros para ampliar mais os conhecimentos sobre esse assunto que sem dúvida é interessante e nos da clareza.


Opinião

Estou estudando a Cabala faz um bom tempo, mas ainda não tenho um conhecimento muito amplo sobre ela, mas quero ampliar esse conhecimento sobre essa grande ciência que os antigos deixaram. Na nossa época atual uma enorme onda de matérias esotérica tem se espalhado por toda parte do mundo, com o avanço dos meios de comunicação isso se espalha muito rapidamente, praticamente todos podem ter a sabedoria mais rápida e profunda nós tempos atuais. O homem agora pensa de forma amplamente, não só acreditando na razão. É importante observar que uma pessoa também não teria uma grande evolução espiritual se levando ao fanatismo seja ele religioso ou outro. O fanatismo nunca levou o homem a verdadeira compreensão, só levou a guerra e preconceito por diferentes etnias e religião. Para mim, o que eu acredito é que primeiro devemos analisar os descobrimentos que fazemos em nossos estudos, se isso for o correto, e não ficamos cegos só por aquilo que acreditamos.