O conceito que podemos dizer de o que seria Deus é as vezes muito vago para nós que buscamos compreender. O que seria Deus? Dizer o que seria Deus seria amplamente discutido por nós. Deus pode ser caracterizado como tudo aquilo que é e sempre foi. Uma analogia perfeita seria com o Absoluto dos hindus, que apenas é. Na Bíblia é dito que Deus é onipotente e onipresente em tudo. Como se caracteriza as verdadeiras formas em que Deus se encontra? Uma maneira seria olhar para Deus como sem forma e energética.
Algumas pessoas relatam Deus como um ser altíssimo como forma humana, mas essa forma está muito limitada para o compreendimento do que seria o Absoluto. A forma de Deus é tudo que está presente no universo, ele é o ser que pode ser considerado que está em tudo no universo. Ele é perfeito não tem defeitos, a consciência de Deus é absoluta como de luz radiante que ilumina tudo. E assim como é dito “Deus criou o homem a sua imagem” o homem pode alcançar o estado sublime que Deus se encontra. Vários iogues na Índia praticam intensamente meditações para assim suas mentes alcançarem a forma absoluta de Deus. O Brahman que os hindus descrevem, é a forma de Deus no universo, seu aspecto de luz sem forma que abita em cada criatura. Os deuses são apenas pequenas formas evoluída de Deus, mas ainda não atingiram o estado da consciência dele. Na cultura egípcia a forma de Deus é também representada como absoluta. A palavra “Neter” em egípcio antigo é referente à Deus. É dito que ele criou tudo no universo, sendo ele responsável por tudo que existe. Os deuses ou Neteru que é referido no antigo Egito foram criado do Neter ou Deus.
Pode se dizer que a imagem de Deus é muito mais complexa que se pode entender, mas mesmo assim tentamos buscar saber como ele é. No ocidente nós conhecemos Deus através da Bíblia e do cristianismo, mas com pequenas distorções. Deus não vai deixar de gostar de uma criatura por que não freqüentamos igrejas ou comunidades religiosas, a verdadeira prática está na interior, Deus é perfeito e nessa perfeição que ele não necessita que você ame-o para ele te amar. Ele não necessita que você faça obras em nome dele, porque ele já criou tudo no universo, assim como ele não necessita que você espalhe as palavras dele porque ele não escreveu nada, o que é escrito são interpretações baseadas na vontade de Deus. A pessoa que pratica os saberes que é dito nas escrituras limitando os sublimes aspecto de Deus nunca vai atingir a consciência de Deus, mas sim o compreendendo com toda vontade. E os antigos deixaram muitos saberes para compreender a vontade de Deus, entre alguns dele é a Cabala que é muito difundida no ocidente, e repleta de conhecimento para compreendermos melhor Deus e o universo que estamos vivendo. Em geral todos nós podemos compreender as vontades do Altíssimo, mas algumas vezes a vida nós limita muito.
Bem, tentei mostrar um pouco de como é Deus para mim e de acordo com meus estudos. Ele esta presente em várias culturas de diferentes povos e com diferentes aspectos, mas em geral ele é o mesmo. Todos os povos antigos buscaram compreender como o universo foi surgido e assim eles relataram em suas obras da antiguidade. Ele é muito além do que se pode explicar com palavras, não existe nada que pode descrever os verdadeiros aspectos de Deus, mas mesmo assim buscamos ver como ele seria. Dizem que seu verdadeiro nome é oculto, e que quando se pronunciá-lo a terra toda tremerá. Compreender o que seria Deus é um passo fundamental e importante para a evolução.
Tapihritsa
Há 14 anos