Evoluindo os cinco sentidos.

A meditação é sempre importante na vida das pessoas, ela que acalma é dá compreensão das coisas. Poucas pessoas têm paciência de ficar sentando e ficar meditando. A meditação pode ser feita em geral não só sentada, mas pode ser feita até caminhando pela rua. Diferentes formas de meditar existem no mundo e que podem ajudar a maioria das pessoas. A forma mais conhecida é sentado em posição de lótus e observando a respiração. Não importa a forma que você faz, o importante é não dormi na hora que você esta meditando, porque quando você dorme toda a energia adquirida é perdida. Na meditação você pode clarear sua mente, ter insight ou melhorar suas atitudes. Você pode visualizar divindades ou uma grande energia do universo dentro do seu corpo. Cada prática de meditação tem um alto ganho de energia.

Como primeira prática para evoluir os cinco sentidos, podemos fazer a da visualização, que faz com que a sua memória fique mais nítida. Para começar você pode sentar em forma de meditação (posição de lótus, semi-lótus, simples com as pernas cruzadas, ou sentado em uma cadeira). Coloque um objeto a sua frente, um desenho ou pintura. Vou sugerir que você, nas primeiras vezes, visualize a palavra “A” em tibetano, por ser uma das práticas do Yoga Tibetano dos Sonhos, mas você pode visualizar com qualquer objeto, como uma caneta, uma estátua média, um desenho etc.


Você deve olhar fixamente para essa imagem durante 1 minuto, fechar os olhos e imaginar na sua mente essa imagem nitidamente, o máximo que puder. Tente visualizar por 30 segundos em sua mente, não pense em outra coisa, concentre-se na imagem, se você esquecer ou a imagem sair de sua mente, abra os olhos e novamente olhe para essa imagem fixamente. Faça esse exercício até a imagem ficar nítida em sua mente por aproximadamente 15 minutos ou mais. Isso vai aumentar sua memória.


Esse próximo exercício é para a audição. Você deve ficar em um lugar tranqüilo, sem muito barulho. Fique na posição de meditação que ache melhor e confortável. Poderá ficar sentando se preferir. Feche os olhos e tente não pensar em nada. Tente ouvir com os ouvidos os mínimos ruídos em sua volta. Apenas ouça pequenos ruídos, não deixe pensamentos te desviar de seu objetivo. Isso vai aumentar o seu poder de audição, para ouvir todas os ruídos distantes em um ambiente fechado.

Esse outro exercício põe em prática o seu faro. Você pode sentar normalmente, como achar melhor, fique confortavelmente. Feche os olhos, e inspire suavemente, e expire com suas narinas. Agora tente se concentrar no cheiro a sua volta, o cheiro mais distante possível. Não tente se concentrar em cheiros fortes, como perfumes ou algo do tipo. Seu objetivo nesse exercício é melhorar o faro. Tente pegar um objeto e cheirá-lo suavemente. Tente se concentrar sempre no cheiro do objeto.

Agora você praticará o exercício do tato. Esse exercício é muito bom para sentir as coisas, ter um tato melhorado. O interessante desse exercício é que pode ajudar cegos a sentir mais as coisas, até mesmo ler livros. Bem, para começar, pegue uma folha de papel lisa, como uma folha de papel ofício para praticar. Coloque a folha em uma mesa, feche os olhos, e passe suavemente a sua mãe na folha. Sinta a textura dela em suas mãos. Tente não pensar em nada, apenas sinta a folha. Agora para melhorar o tato, passe um giz de cera na folha de papel, ou uma caneta se preferir. Faça um circulo grande na folha, rabisque um pouco dentro do circulo. Em seguida, tente diferenciar a textura da parte rabiscada com a não rabiscada. Você pode tentar fazer esse exercício primeiramente com os olhos abertos, depois tente com os olhos fechados. Tente variar um pouco de textura os rabiscados. Varie um pouco o exercício com tamanhos diferentes, também com diferentes desenhos. Quando sentir melhor as texturas, passe por sentir letras em livros ou jornais, sempre com os olhos fechados.


Por último o exercício do paladar. Esse exercício é simples de se fazer. Quando for fazer uma refeição, concentre-se no sabor do alimento. Tente não ter pensamentos na hora. Pense no sabor do alimento, se é gostoso ou ruim. Tenha sempre em mente o sabor do alimento quando for praticar esse exercício.

Bem, quanto mais você pratica esse exercício, mais será os bons resultados que obterá. Não pratique esse exercício ao extremo. Tenha a mente relaxada, não utilize da resistência para praticar esses exercícios. A serenidade é a melhor forma de melhorar a espitiritualidade.


Namastê
Shalom/Shalam
Tashi Delek