Alquimia

Hoje não existe mais Alquimia como ciência que prega as maiores descobertas, mas sem dúvida a Alquimia foi durante muito tempo a ciência mais respeitada da antiguidade. Nos tempos atuais a Alquimia virou Química, que procura elaborar e pesquisar compostos e misturas de diferentes elementos da natureza. Eu acredito que a Alquimia foi mais que uma simples Química da antiguidade, sua influencia deixou muitos legados na ciência atual seja na Química, Física, Antropologia etc. Vendo e lendo sobre os vários alquimistas da idade média fico mais motivado para aprender a Física, acho mais semelhante a Física relacionada com a Alquimia que a própria Química. Eu acho interessante também a Química, e seus estudos, mas creio que a Física seja mais ampla se tratando de pesquisas. Um alquimista deve sempre buscar seu elixir da vida e sua própria transmutação. Em outro tópico eu praticamente descrevi isso, um alquimista que deve crer na ciência para ter a mente aberta para as grandes possibilidades que esse universo manifesta. Nem tudo tem um padrão que matematicamente é explicado.

Bem, quero falar um pouco da história da Alquimia. Sua origem é um pouco vaga, não se sabe como foi seu surgimento, várias culturas dentre elas, egípcia, sumérias, chinesas, indianas, gregas, romanas etc. Muitas culturas diferentes praticaram a Alquimia, para tentarem buscar as respostas para suas perguntas. O termo ocidental de “Al-Quimia” têm diferentes significados e sua origem verdadeira foi perdida com o tempo. Não quero deixar aqui os termos de significado para Alquimia, pode ser muito confuso, ou levar o praticante a uma má compreensão. O que devemos saber sobre essa maravilhosa ciência antiga é que ela ajuda o praticante a compreender a natureza e a si próprio. Podemos ressaltar um pouco sobre a Alquimia Chinesa, que muitas de suas praticas foram dando origem ao Taoísmo, muitos historiadores afirmam que o Taoísmo foi originado da Alquimia chinesa, e muitos relatam que ela foi praticada na mesmo época que a difusão da Alquimia chegava ao ocidente. Ela também tem como base as práticas do I-Ching, Feng Shui, evolução do Ki, estudos sobre o Yin e Yang entre outros estudos. Muitos alquimistas chineses tiveram o mesmo objetivo, que era descobrir o Elixir da Imortalidade, e a busca pela Pedra Filosofal. A Alquimia ocidental teve também papel de grande evolução por parte dos seguidores de Hermes Trismegisto, os hermetistas. Alguns, aceita o fato que o hermetismo surgiu junto com a Alquimia ocidental que teve suas raízes no Egito. Hermes Trismegisto ou Hermes Três vezes o grande, é uma analogia do deus egípcio (neteru) Thoth, que muitos acreditam ser o criador da Alquimia. Em muitas culturas diferentes é relatado a sua criação.

Em outras culturas também existem estudos semelhantes para buscar o Elixir da Imortalidade e a Pedra Filosofal, esse praticamente era o objetivo dos alquimistas, muitos deles deixaram uma gama de pesquisas e teorias para a Química moderna. A sua obscuridade para o mundo oculto, que de certa forma, impediu a Alquimia de chegar ser uma ciência de grandes pesquisas no tempo moderno. Mas mesmo com grandes dificuldades, a Alquimia foi observada com bons olhos por grandes cientistas, um deles é o físico inglês Isaac Newton, que teve forte interesse, outro grande cientista foi o físico alemão Albert Einstein, que também teve muito interesse por seus estudos.

Seja qual for a descoberta a Alquimia sempre foi uma ciência oculta e que prevaleceu por muito tempo em tempos antigos, e que ajudou grande parte dos estudos atualmente, foi responsável por grandes descobertas em diferentes áreas. Hoje a Alquimia é uma ciência morta para alguns e uma ciência eterna para outros, mas com certeza vai prevalecer para sempre em termos de pesquisas para muitos.