Alimentação e a importância

Um mago deve saber ter em mente o que está ingerindo para assim adiquirar, um poder maior. Muitos não dão importância a alimentação por falta de conhecimento ou talvez faltasse interesse. Os alimentos que o mago come que vão dar à ele um poder físico maior para manter o seu corpo saudável, existe uma enorme importância em manter o corpo saudável e livres de impurezas. Um corpo livre de todos os vícios é um corpo mais durável para o mago, e assim viver mais um longo período nessa vida para ter mais conhecimento. Os alimentos são fonte de energia pura para o corpo físico, muitas vitaminas e proteínas são fundamentais para o corpo, e eles que influência o saber em muitos aspectos. O fato que o excesso também de nutrientes pode causar problemas deve ser levado em consideração, como por exemplo, o excesso de Cálcio que pode levar à uma paranóia na mente. O mago deve ter conhecimento do seu corpo, e de qual proteína seu corpo necessita ou não. Além disso, o mago deve conhecer as substâncias que existe na natureza e qual são suas reações ao ser ingeridas no corpo, exemplos dessas substâncias são: o Álcool, Café, Chá, Haxixe etc. Em seu Tratado Elementar de Magia Prática de Papus, ele nos mostra perfeitamente:

Álcool

Resultado da química dos laboratórios humanos, o álcool, como a maior parte dos excitantes é um dos mais poderosos e também dos mais perigosos. Sua ação, em forma de aguardente (destilados, cachaça, vodka, etc.) é muito rápida porém pouco profunda e de pouca duração. Sob a influência do álcool, uma grande quantidade de força nervosa é liberada e o espírito fica como que iluminado pela riqueza de idéias que surgem e se relacionam no centro intelectual. O álcool não se presta portanto aos trabalhos demorados de análise, de dedução; adequa-se unicamente à concepção de idéias matrizes que, se não forem anotadas na hora, em geral, perdem-se no esquecimento depois do sono que advém ao cessar o efeito do excitante.


Como foi dito, a ação do álcool dura pouco. Não se deve recorrer a uma segunda dose em uma mesma ocasião. A ingestão de uma segunda dose, na esperança de prolongar os efeitos da primeira, é inútil e perigosa. A vivacidade intelectual dá lugar a um embotamento da percepção e do discernimento: a embriaguês. A combinação do álcool destiladocom açúcares resulta em um outro tipo de excitante alcoólico: o licor. A ação dos licores é mais lenta que ação do destilado puro. O licor age mais intensamente sobre os desejos e pode fortalecer momentaneamente a capacidade de realização da vontade em ocupações intelectuais. O destilado puro, atua sobre as necessidades físicas e emocionais. É preferível o licor às "águas ardentes" sempre que o objetivo for uma ação. O álcool "seco", sem açúcar, é mais indicado à meditação ou trabalho de concepção de idéias.


Café

O café é o mais poderoso dos excitantes no que diz respeito à duração dos efeitos. O café coado, produz dois resultados perfeitamente distintos:


1º) Durante a primeira hora que se segue a sua ingestão, o café opera sobre o plexo nervoso do abdômen e, ajudado pelo calor, facilita o trabalho digestivo permitindo ao espírito dispor de maior quantidade de força nervosa corrente, ou seja, sem recorrer às reservas.

2º) Duas ou três horas após a ingestão, o café começa a operar na esfera intelectual e esta ação dura de uma a duas horas para cada xícara. Assim, se for tomado a uma hora da tarde, a ação psíquica começa às 3 e continua até as 5. Depois disto, o estômago vazio e ocioso, torna o trabalho intelectual ainda mais fácil.

Quem pretende usar o café como estimulante deve se preparar para isso, preparando suas anotações, traçando seus esquemas e esboços antes de começar a trabalhar. O melhor horário de uso é pela manhã, em jejum ou em quase jejum. Entretanto, é necessário estar prevenido contra as reações adversas. Em pessoas nervosas o café pode provocar uma espécie de "ressaca", crises de tristeza. Por isso, o emprego do café é mais seguro em pessoas vigorosas e deve ser evitado pelos fracos e anêmicos.


Chá


A excitação intelectual fornecida pelo chá é intermediária entre a do álcool e a do café; esta excitação, porém é muito suave. O chá torna o indivíduo melancólico e enfraquece paulatinamente os centros nervosos. Temos visto freqüentemente anemias nervosas graves em estudantes russos que abusaram do chá. Este excitante possui a faculdade de sustentar um trabalho intelectual continuado. Por isso, é o único que pode ser empregado nos períodos de realização. O defeito capital do chá é atuar muito profundamente sobre os centros nervosos de modo que o período de reparação do organismo é muito longo. A anemia nervosa provocada pelo chá manifesta-se pela ausência total de iniciativa e coragem.


Haxixe

O haschisch (haxixe) é uma das drogas mais perigosas do ponto de vista psicológico. Muita gente pensa que esta substância proporciona visões sublimes e êxtase. Isso não é verdade. É preciso saber usar o haxixe. Tal como o ópio, porém com ação mais intensa, o haxixe libera rapidamente toda a reserva de força nervosa ativando a esfera intelectual de modo que as idéias pré-existentes ao uso da droga são exageradas, amplificadas de modo prodigioso. Isso implica existência de idéias antes da queima do haxixe.


Quando as idéias originais são vulgares, vulgares também são as impressões que resultam do uso do haxixe. Um experimentador, tendo usado o haxixe sem uma idéia pré-concebida e esperando o que ia suceder, simplesmente dormiu e sonhou que era um cachimbo e que fumava a si próprio. O haxixe é um amplificador e não um criador. A reação adversa, pós-efeito, freqüentemente se apresenta como sensação de angústia e ocorrência de pesadelos.


Sob o ponto de vista mágico, o uso de todas as drogas aqui mencionadas encerra uma boa dose de perigo. Elas aumentam o império do ser impulsivo sobre a vontade e é preciso uma autoridade muito forte sobre si mesmo para não se deixar dominar por estas substâncias, que são a encarnação da alma do mundo na matéria.


Um comentário que quero destacar, o uso do haxixe está em muitas culturas pelo mundo, no Shivaismo, o Haxixe é considerado um presente de Shiva, existe uma festa no Nepal que os Sadhus fumam haxixe o dia todo, como prática de contemplação. Os rastafári também usam freqüentemente haxixe em suas práticas, em sinal de referencia a Jah(Yah).

Bem, Papus nós mostrou a descrição das substâncias mais famosas usado no mundo. É sem dúvida importante ter uma base de sua alimentação para assim conhecer melhor o seu corpo. Muitos não têm esse interesse, mas é fundamental, com ele você vai ter uma maior vida, e um poder de percepção maior, porque existem muitas reações que acontece no corpo humano internamente, que com o passar do tempo, acontece externamente. Por isso o mago deve buscar por esse conhecimento. A vida nós dá muito conhecimento para nós conhecer melhor.