O poder da linguagem.

Estive observando duas linguagens bem antigas que tem um forte poder mentalmente e espiritualmente quando se pronuncia-las, são Sânscrito e Hebraico. Muito dos mantras hindus para influenciar a mente para atingir certo nível elevado de espiritualidade são em Sânscrito, a linguagem dos Vedas. O Hebraico tem forte ligação no misticismo ocidental por parte dos interessados na Cabala, algumas pronúncias são bem forte para influencia a mente também. O que essas duas linguagens têm em comum? Nada, e no mesmo tempo tudo. Muitas culturas tenta influenciar a mente com orações contínuas para divindades, isso de milênios atrás, que como toda cultura, buscava espiritualidade e respostas para esse mundo. É interessante ressaltar que em outro post eu falei um pouco das influencias dos sons nesse mundo, que podem influenciar a mente e a matéria. A linguagem como som também, pode influenciar a mente – não sei se a linguagem poderia influencia a matéria física, como um objeto, ela consegue influenciar os cristais da água como mencionei, mas um objeto não posso afirmar, porque eu nunca vi algo relacionado – o estudo da linguagem influenciando a mente pode ser estudado pela Psicolingüística. A Psicolingüística preocupa-se em tentar compreender a linguagem na mente. Eu só destaquei essas duas línguas nesse post por causa da grande influencia religiosa que eu estive observando, sei que podem existir outras linguagens muito mais antigas e com maior poder de influenciar a mente.

Queria também compartilhar dois vídeos muito interessantes sobre as linguagens da mente. O primeiro vídeo é um mantra hindu, muito conhecido na Índia, se chama Gayatri Mantra, e o segundo vídeo é uma oração ao Deus de Israel, ambos são muito interessantes de se ouvir.


Gayatri Mantra é um mantra hindu mais conhecido na Índia, é a essência da sabedoria védica, é um hino que está escrito no Rig Veda, existem muitas traduções para ele, mas a que é considerada mais efetiva seria: Que nós possamos atingir aquela excelente glória de Savitr; "Para que, assim, ele possa estimular as nossas orações

Om bhūr bhuvar svar
tat savitur varenyam
bhargo devasya dhīmahi
dhiyo yo nah prachodayāt



Outra linguagem que eu queria mostrar também, seria em hebraico, trata-se de um pequeno trecho que esta escrito no Tanakh(Antigo Testamento) e na Bíblia(Novo Testamento), escrito pelo profeta Isaías(Yeshayahu), a tradução do pequeno trecho seria: Santo, santo, santo é o Senhor dos exércitos; a terra toda está cheia da sua glória.


Kadoish, Kadoish, Kadoish, Adonai 'Tsebayoth





Tentar compreender como cada linguagem atravessa nosso consciente é um dos pequenos passos nessa jornada mística que é a vida, sem dúvida tem enorme importância para todos nós, e compreender ela é mais um passo que andamos em direção ao Absoluto.