A vida
A vida que é tão maravilhosa, mas que é tão difícil
Essa mesma vida que me condena e me glorifica
Sou apenas um visitando desta humanidade
Aquele que tenta buscar uma sabedoria
Nunca quis ter nascido
Mesmo assim eu existo
Não compreendo como a vida se estabelece neste mundo
Eu apenas vejo aqueles que vivem e deixam de viver
Nas ruas, nas praças e nas pequenas estradas eu vejo
Como viver é um desafio de continuidade
Eu sinto o ar caloroso do vento que me aquece
Nas noites frias eu busco compreender quem sou eu
Em meio de lamentos busco me conhecer
Sou aquele que apenas existe cujo fato não importa
O céu na tarde é tão lindo e azul que me inspira
O por do sol que me deslumbra uma das vistas mais belas
A beleza que eu deslumbro é uma das digníssimas verdades
Não importa a verdade que seja, apenas que seja
Ó como eu posso ver essas formas em que o mundo me diz?
Cuja beleza resplandece nas mais serenas liberdades
E aprisiona todas nessa mesma liberdade
Queria não existir
E assim é o sofrimento em todos os seres
O questionável
Compreendendo a meditação
Bem, para uma pessoa começar a meditar não requer muito, ela poderá fazer de qualquer forma que achar necessária, no princípio é um pouco enjoativo fazer longas horas de meditação, mas pode-se começar com 5 minutos ou 10 minutos e aumentando ao longo de sua jornada de meditação. O tempo não é necessário, o necessário é uma prática diária da meditação. Podemos começar observando o princípio dos pensamentos quando estamos pensando, olhar esses pensamentos. De onde vêm esses pensamentos que está na minha mente agora? Para onde eles vão? Qual é o objetivo deste pensamento? Podemos fazer essas perguntas a nós mesmo para assim compreender melhor o que estamos pensando. Isso é um dos primeiros passos para a pessoa começar em um profundo entendimento do pensamento de si próprio.
Se olharmos os pensamentos veremos que, muitas vezes ele não leva a muita coisa, mas em algumas vezes ele nós mostra infinidades de maneiras para buscamos um melhor entendimento. Pensamentos normalmente surgem em nossa mente para um entendimento imediato para assim aplicarmos, mas em muitas situações alguns pensamentos são obsoletos, se tratando de pensamentos de dúvidas, inseguranças e indecisões, que em boa parte leva a uma confusão na mente. Devemos então tentar compreender esses pensamentos que atinge emocionalmente nossa vida.
Eu já pratiquei meditação por um longo tempo, mas hoje em dia estou praticando mediamente por falta de tempo, mas sempre arrumo uma hora do dia para minhas práticas. Não existe um jeito de fugir dos pensamentos se não tiver uma boa compreensão dele, o que existe é você omitir os pensamentos para depois poder compreender-lo inteiramente. Eu vejo mais interessante para se praticar é tentar compreender o pensamento assim que ele surge na mente, por assim ser mais fácil de lidar por estar no princípio.
A prática de meditação diária você pode fazer em todo o lugar que ache interessante, como por exemplo, quando for fazer uma simples caminhada, o fato de você está concentrado na respiração quando caminha já é uma base para você meditar. Essa é uma das práticas mais simples e que dá muita mudança interiormente. No escritório você pode praticar algo semelhante, sente-se na sua cadeira e fique observando algo que lhe proporciona calma e serenidade, comece respirando calmamente e concentrando seus pensamentos no objeto. A respiração é muito importante nos dois casos por que ela estabelece uma relação com os batimentos de seu coração, ela que vai equilibrar sua pressão e seus pensamentos. Este é um dos elos para se estabelecer com a meditação, o equilíbrio de todo o corpo com seu espírito.
O nascimento e seus aspectos
A chama que ascende uma vela na escuridão
A simbologia de uma humilde chama que ascende uma luz na escuridão é muito grande. Falaremos neste post sobre a ganância em que circula em torno do ser humano. A ganância é um fato que aparenta ter em todos os seres que vivem na Terra. Podemos ver isso até na selva, em que animais sentem um forte poder para tomar um alimento de outros animais, ou liderar um bando. O ser humano é um ser mais complexo, mas em uma analogia seria igual ao animal na selva buscando sua forma no reino. Em certas circunstâncias o ser humano engana, rouba e mata para seu próprio bem estar, não importando quem seja a pessoa, ele fará isso até o ultimo grau de seu próprio bem estar na vida. As pessoas são atingidas constantemente por essas energias, que influencia muito no dia-a-dia de uma pessoa. Constantemente isso se torna um atraso na vida das pessoas e em nossas próprias vidas, que impede de termos uma evolução melhor para podermos melhorar esse mundo. Os psicólogos vêem esse fato como uma doença em que o enfermo sofre e que o prejudica e outros a sua volta. Existe uma alegoria no Tibete para explicar esse fato, eles imaginam a ganância como um fantasma faminto, cujo estômago é do tamanho de uma montanha e que a boca e a garganta é do tamanho de um lápis. Ele sempre esta faminto, querendo mais e mais, mas nunca consegue comer o bastante por causa da sua pequena boca. Isso pode claramente ser identificado pela ganância do ser humano no mundo, quanto mais ele tem mais ele quer ter, tendo sua fome nunca saciada pelas coisas que possui. Será que o ser humano nunca se contém nesses fatores em que a vida dele caminha? Alguns compreendem isso, e tentam compreender de onde vêem a ganância que tanto atormentam o ser humano, mas outros não têm o interesse de buscar essa compreensão para a sua vida moral e espiritual. Em outro post que escrevi demonstrei a fome do poder de grandes conquistadores desde a antiguidade até a Era atual e pode ser compreendido da mesma forma. Os vícios que o homem constrói durante seu longo período na vida é sua obra ou seu crime que ajuda estabelecer no mundo. Portando a ganância está no ser e o segue como uma sombra obscura, ela deve ser compreendida como uma enfermidade que o ser sofre, e deve ser superada para assim o ser evoluir em sua vida.
Gostaria de olhar mais a vida
Alguns acreditam que a religião é um problema para esse mundo, mas eu questiono isso. Será que a religião interfere na vida das pessoas? Isso deve ser pensado profundamente, e repensado muitas vezes. Eu acredito que a religião não atrapalha em nada a vida das pessoas. Toda religião que prega a paz, harmonia, compaixão e respeito deve ser levada em consideração. Muitos praticantes não compreendem a verdadeira essência em que sua religião transmite, e acham que o fundamentalismo é a solução para tudo na vida. Lembro-me de uma vizinha que tinha uma paciência muito curta para cuidar de seu neto, ele tinha cerca de 5 anos, mas ela sempre irritava facilmente, as vezes xingava ou gritava com ele. Com o tempo ele não queria mais ficar na casa dela, quando os pais deles o traziam para ficar com a avó, ele resmungava um pouco. A atitude dela me impressionou um pouco, ela sempre ia à Igreja, e era muito devota ao Cristianismo, mas tinha uma falsa moralidade com seus vizinhos e neto. Não sei se devo culpar o Cristianismo por isso que ela fazia, será que nas Igrejas que ela freqüentava dava esses conselhos? Ou ensinava algo do tipo? Será que Jesus Cristo ensinou isso? A resposta para todas essas perguntas é não. Não podemos culpar a religião por causa dos religiosos. O Karma que as pessoas carregam é inevitável, e a primeira coisa que devemos fazer é compreender esse Karma para ele não nós controlar.
Tanto o fanatismo religioso e o fanatismo não-religioso é um atraso para o ser humano. Provar que Deus existe ou que ele não existe não tem nada a ver para compreender ele. Muitos acham perda de tempo em praticar uma crença pessoal, e acreditam que atrapalham a vida. Tanto uma pessoa que cultiva uma crença pessoal e tanto aquele que não pratica é igualitário no mundo. O ser humano deve buscar sua própria sabedoria para compreender a si mesmo, desde que ele respeite o próximo, e não ache que ter ou não uma crença deixa-o superior aos demais. Isso é um fato que vejo muito na vida, às vezes um religioso crer que é superior aos que não tem uma crença, e vice versa. O que torna uma pessoa superior aos demais? Nada, como disse, somos todos iguais nessa vida. Aquele que compreende isso terá um grande caminho percorrido.
Os venenos em que a mente cria.
Hanuman - Uma poesia de devoção
Hanuman - o Deus-Macaco
Grande e verdadeiro guerreiro é Hanuman
Tu és o verdadeiro guerreiro que luta ao lado de Rama
Glória a Hanuman
Com coragem enfrenta a maldade
Ele que é o filho do Senhor do Vento
Não teme os inimigos
Com sabedoria eu medito em seus pés
Força, sabedoria, coragem iluminam minha vida
Salve Hanuman
Que tire todas minha aflições, sofrimento e pecados
Seu brilho é tão verdadeiro e sublime
Luta por Rama
Contra Ravana
Vence toda maldade que está em Lanka
Abençoado Hanuman
Que é o Salvador
Por mais difícil que seja as lutas ele vencerá
A determinação floresce em seu coração
E a felicidade em seu rosto
Através de sua radiante força ele protege os santos
Com seu amor ele conserva todos os mundos
Louvado Hanuman
Que seu nome pronunciado os demônios temem
Que sua pureza brote em minha mente como uma flor de lótus
E eternamente dure.